Dada a importância de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança – ESG, empresas brasileiras têm adotado estas práticas, sendo evidente o aumento nesta postura no último ano.
E, de acordo com recente estudo realizado pela Câmara Americana de Comércio – AMCHAM, contatou-se que 71% das empresas brasileiras implementaram ou iniciaram algumas dessas ações de boas práticas.
Este levantamento foi realizado com executivos de cerca de 700 empresas e indicou um aumento de 24 pontos percentuais na curva de adoção de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança – ESG em relação ao mesmo levantamento realizado em 2023.
Ainda foi constatado que a maioria do mercado brasileiro está integrada com ações sustentáveis ligadas aos próprios negócios.
Ao responder a pesquisa, 26% das empresas se autodeclaram como inovadoras ou maduras diante da adoção de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança – ESG, enquanto 45% disseram que estão iniciando a implementação destas práticas.
Outro dado importante é o de que a maioria das empresas consideram o apoio do governo de extrema importância para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, bem como destacaram a importância de incentivos à transição para energias renováveis, como eólica, solar e hidrogênio limpo.
Conta pra gente se sua empresa já implementou alguma das práticas de ESG.
Dr. Bruno Pestana, especialista em Direito Tributário.